Você sabia que o Jardim América foi inspirado em bairros londrinos? E sabia que, desde o início, o projeto urbanístico foi desenhado com o objetivo de oferecer alta qualidade de vida aos moradores?

As obras começaram em 1913, a partir de um loteamento feito pela Companhia City of S. Paulo Improvements and Freehold Land Co. Ltda. O projeto urbanístico foi concebido pelo inglês Barry Parker, o mesmo que planejou o primeiro bairro-jardim de Londres. O trabalho foi concluído em 1929, destacando em São Paulo o conceito de cidade-jardim, com residências instaladas em grandes terrenos ajardinados, dispostos em ruas arborizadas de traçado curvilíneo, concentrando residências de alto padrão.

Hoje, passado mais de um século do início das obras no bairro, o Jardim América ainda é uma das regiões mais charmosas e arborizadas da cidade. Tem praças, áreas verdes e um dos clubes mais tradicionais da metrópole: o Clube Atlético Paulistano. Restaurantes estrelados, bares charmosos e as principais grifes internacionais também estão instalados na região. O bairro abriga ainda um pedacinho de diversos países do mundo, com sede dos consulados chinês, espanhol, peruano, português, russo e uruguaio.

Leave a Reply