Home office, ou escritório em casa, é uma tendência que veio para ficar.

Nas cidades grandes, muita gente já fazia uso de home office, para fugir das longas horas de trânsito que apenas resultam em tempo perdido.

Com o advento da Covid-19, a necessidade de ter um espaço para trabalhar em casa ficou ainda mais evidente e o fato de ter um escritório – ou espaço home office – em casa deixou de ser modinha e passou a ser algo imprescindível na vida moderna. Afinal, a nossa casa virou escola, faculdade, restaurante, academia de ginástica e também trabalho! E, mesmo pós-quarentena, muita gente vai adotar o sistema de home office e passar a trabalhar de casa, indo à empresa somente quando for estritamente necessário.

Portanto, em alguns projetos da Casa Unique, já estamos reservando um espaço para home office. Veja que lindo este que projetamos para o nosso apartamento na Alameda Franca:

Home office: imagem de um escritório dentro de casa

Home office: espaço imprescindível em sua casa

Para que você consiga aproveitar ainda mais o espaço reservado para home office, vamos te dar algumas dicas importantes. Assim, você pode focar no que realmente importa e ficar distante das distrações do dia a dia!

Home office: o que você precisa saber e fazer para aproveitar bem o espaço e ter um dia mais produtivo

 

1. Agir como se você fosse trabalhar fora

Isso significa que você deve seguir a rotina diária, como se fosse sair para trabalhar na empresa. Então, tome banho, tome café da manhã, faça sua ginástica, yoga ou meditação, atualize-se, enfim, faça tudo o que você faria em um dia normal de trabalho. Assim, na hora em que começar a trabalhar, você já estará no “modo” executivo, o dia fluirá melhor e a sua produtividade também! Nada de ficar de pijama, hein? 😊

2. Ter vários armários e gavetas são imprescindíveis no Home Office

Armários e gavetas são essenciais em qualquer ambiente de trabalho. Felizmente, hoje usamos muito mais arquivos digitais do que papel, mas sempre há coisas que precisam ser impressas. Desse modo, haja como se estivesse no escritório da empresa: guarde cada coisa no seu devido lugar, para não perder tempo quando precisar encontrar algo e também para deixar o ambiente limpo e organizado. Trabalhar em ambientes limpos e organizados é muito mais produtivo!

3. Deixar o home office com a sua cara

Nada mais gostoso do que trabalhar em um lugar que tem a nossa cara, não é mesmo? Então, já que você está em casa, pode usar os objetos de decoração de que mais gosta e também personalizar o seu ambiente de trabalho com objetos pessoais, como porta-retratos da família, o que às vezes não é algo muito legal de se fazer na empresa. Livros também são ótimos para a decoração do home office. Além disso, para quem gosta, flores são ideais para colorir e alegrar qualquer ambiente! Assim, apesar de ser um ambiente de trabalho, ele fica muito mais bonito e acolhedor.

4. Ter boa iluminação

Se possível, faça o seu home office em um ambiente com janelas ou varanda. A luz natural é muito importante durante o trabalho – ambientes escuros e fechados podem deixar as pessoas mais tristes e deprimidas. Abuse também da iluminação artificial: em nosso escritório da foto acima, colocamos luzes embutidas em LED, para deixar o ambiente bastante iluminado. Se necessário, coloque também uma luminária de mesa.

5. Utilizar uma cadeira adequada ao trabalhar em home office

Nessas horas, improvisar pode não valer a pena. Se você utilizar uma cadeira qualquer, poderá ficar em posições inadequadas e sentir dores nas costas, ombros e pernas. Preste atenção: você tem que estar com a coluna reta e os joelhos devem formar um ângulo de 90º em relação à cintura. Assim, você evitará dores corporais desnecessárias e até outros problemas crônicos, gerados por posturas incorretas.

6. Ter uma mesa adequada

Não adianta pegar qualquer mesa sobrando em casa para usar como estação de trabalho, pois isso pode ser prejudicial ao seu corpo. Assim, a mesa não pode ser baixa demais, de modo que o braço da cadeira enganche nela e você tenha que se curvar para ficar mais perto do notebook ou PC e nem alta demais, pois você sentirá dores no pescoço e nos braços. Os braços devem formar um ângulo de 90º em relação ao corpo, pois isso evita tendinites e outros problemas ortopédicos.

7. Ter uma boa conexão de internet é essencial no home office

Como é provável que você vá passar grande parte do tempo no computador, é recomendável ter uma boa e rápida conexão wi-fi – quanto mais rápida, menor a perda de tempo! Certamente, você vai precisar dela não somente para uso próprio, como também para quando tiver importantes calls com a equipe. Então, escolha um plano adequado e não se esqueça de investir também no roteador, para que a internet chegue a vários ambientes da casa.

8. Apoiar os pés no chão

Se você tiver estatura baixa, não pode deixar os pés balançando. Portanto, o ideal é comprar um suporte para que os seus pés fiquem totalmente apoiados nele. Por outro lado, se você for muito alto, não pode se sentar em cadeiras baixas, em que tenha que esticar as pernas para se acomodar melhor, pois os seus pés não tocarão o chão. E nunca se sente sobre uma das pernas, pois isso trará problemas de coluna no futuro. 😉

9. Fazer alongamentos

De tempos em tempos, faça uma pausa no trabalho – ou aproveite aquela ida ao banheiro, a pausa para o café… E faça alongamentos. Eles são ótimos para quem fica o dia todo sentado na mesma posição. Então, alongue os braços, as pernas, a coluna e o pescoço para ter uma melhor qualidade de vida. Há vários vídeos no YouTube de especialistas na área. Procure vídeos de profissionais sérios e aprenda com eles. O seu corpo agradece!

E aí, gostou das nossas dicas para ter um home office ideal? Conta pra gente, vamos adorar saber a sua opinião ou alguma dica extra que tenha para nos dar!

Se quiser conhecer o apartamento a que este home office pertence, clique aqui.

WhatsApp chat