Higienópolis é um bairro encantador e quem mora lá não o troca por outro! Muito bem localizado e com fácil acesso às principais vias da cidade, Higienópolis surpreende por ter suas ruas tranquilas e, ao mesmo tempo, oferecer excelentes opções gastronômicas, arte e cultura para todos os gostos e idades.

Por ser um bairro muito arborizado, morar em Higienópolis é uma delícia! Além disso, há algumas áreas verdes para os moradores desfrutarem, como parques e praças. Certamente, você vai adorar este contato com a natureza!

13 motivos para você se apaixonar por Higienópolis

1. Parque Buenos Aires

O Parque Buenos Aires é o melhor espaço para relaxar em meio ao verde em Higienópolis. Fica situado entre as ruas Piauí, Bahia, Alagoas e a Avenida Angélica. Assim, ele é ótimo para quem quer ler um livro, fazer uma caminhada, passear com as crianças e os cachorros ou simplesmente relaxar.

Imagem do Parque Buenos Aires em Higienópolis

Parque Buenos Aires, Higienópolis

2. Praça Vilaboim

A Praça Vilaboim é um dos pontos mais conhecidos de Higienópolis e conta com uma enorme figueira em seu centro, plantada na década de 30.

Ao seu redor, há deliciosos restaurantes, tanto casuais quanto mais tradicionais, o que faz com que seja frequentada por alunos da FAAP e Mackenzie e também por moradores do bairro. A praça ainda disponibiliza um parquinho para as crianças. Enfim: há opções para todos os gostos e idades. A Praça Vilaboim foi tombada em 2007, pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico de São Paulo).

Imagem da figueira na Praça Vilaboim em Higienópolis

Figueira da década de 30 na Praça Vilaboim

3. Restaurantes em Higienópolis: opções para todos os gostos e bolsos

Higienópolis possui diversas opções de restaurantes e, certamente, um dos locais favoritos é a Praça Vilaboim, por ser uma área gostosa e descolada, com opções gastronômicas para os paladares mais distintos.

Imagem do restaurante La Villette na Praça Vilaboim em Higienópolis

O casual La Villette

Um dos mais tradicionais da Praça é o casual La Villette, que já está no bairro desde 1981. Mas também há opções como o Sushi Papaia, restaurante japonês que possui uma unidade tradicional e outra Kosher, e o recém-inaugurado Vicoboim, de culinária italiana.

Imagem do restaurante Vicoboim na Praça Vilaboim

O recém-inaugurado Vicoboim

Fora da Praça, também há várias outras opções como, por exemplo, o Cosí e o Jardim di Napoli (cozinha italiana), Sal Gastronomia (cozinha contemporânea), o Nambu (cozinha brasileira, orgânica e natural) e o saborosíssimo uruguaio El Tranvía (favorito dos amantes da carne).

4. Pizzarias

Para quem ama uma boa pizza, Higienópolis não deixa a desejar. Afinal, lá você encontra as tradicionais e deliciosas Pizzaria Braz e Veridiana.

A Braz possui 20 anos de história e já foi selecionada entre as 10 melhores pizzarias do mundo – em ranking dos jornais The Guardian e Corriere della Sera, de acordo com o site da pizzaria. Além disso, agora também oferece a Braz Elettrica que, em vez de ser feita nos tradicionais fornos à lenha, é feita em fornos elétricos e leva exatos 90 segundos para ficar pronta. São ideais para você dobrar e comer com as mãos! E tem uma no Shopping Pátio Higienópolis.

Já a Veridiana fica em um lindo casarão construído em 1903, na esquina das Ruas Dona Veridiana e Major Sertório. O ambiente é lindo e as pizzas são deliciosas! E, para quem gosta de pizzas doces, há um cardápio extenso para desfrutar – assim, difícil é escolher só uma! A Veridiana também é famosa pelos drinks especiais que disponibiliza.

5. Padarias

Quando se fala em padarias no bairro de Higienópolis, a primeira que vem à mente é a tradicional Barcelona. Sucesso no bairro desde 1976, fica na Praça Vilaboim e está sempre lotada! Ela já foi eleita pela Veja São Paulo como a padaria que faz o melhor pão da cidade durante 7 anos consecutivos. Mas experimente os croissants e doces também, você vai se surpreender!

Imagem da Padaria Barcelona na Praça Vilaboim

A tradicional Padaria Barcelona, na Praça Vilaboim

Hoje, há várias opções no bairro, como Benjamin a Padaria, Le Pain Quotidien (no Shopping Pátio Higenópolis) e a Villa Bahia, entre outras. E tem a também tradicional Dona Deola, que funciona 24 horas, então você nunca fica desamparado(a) se tiver fome durante a madrugada.

6. Teatros

Vida cultural é o que não falta em Higienópolis.

Afinal, dentro do Shopping Pátio Higienópolis, encontra-se o Teatro Folha, bem conveniente para quem quiser beliscar algo antes ou depois de assistir a uma peça.

E também há o Teatro Faap, que fica dentro da Fundação Armando Álvares Penteado, sempre com ótimas peças em cartaz!

7. Livrarias

Para os amantes de livros, uma das nossas livrarias favoritas em Higienópolis é a Livraria da Vila, no Shopping Higienópolis. Em um ambiente descolado, apresenta os mais variados títulos – assim, você pode ficar apreciando as obras por horas a fio. Um destaque é o belo espaço infantil.

8. Arte, Moda e Design não faltam em Higienópolis

Se você ama arte, moda e design, então Higienópolis é o bairro ideal para você!

Além dos teatros, há também escolas de arte e moda, como a Panamericana – Escola de Arte e Design – e o Instituto Europeo di Design (IED), uma rede internacional de escolas de alta formação em design, moda, comunicação visual e gestão de disciplinas criativas.

9. Compras

Para quem gosta de ir às compras, certamente há várias opções em Higienópolis. Tanto de lojinhas espalhadas pelas ruas do bairro, bem como as do Shopping Pátio Higienópolis.

No Shopping Higienópolis, você encontra os mais variados tipos de loja, como Carolina Herrera, Nespresso, Chocolat du Jour, Lindt, H.Stern, Mont Blanc, Capodarte, Farm, Bo.bô e Hugo Boss, entre outras.

Imagem do Shopping Patio Higienópolis

Shopping Pátio Higienópolis

10. Escolas: em Higienópolis, você encontra ótimas escolas!

Há ótima escolas no bairro de Higienópolis, como, por exemplo, o Colégio Nossa Senhora de Sion, geralmente chamado apenas de Sion, cujo ensino se estende desde a educação infantil até ensino médio.

Em frente ao Sion, na Avenida Higienópolis, há o tradicional Colégio Rio Branco, sempre uma referência em ótima educação na cidade de São Paulo. O Rio Branco também oferece desde a educação infantil até o ensino médio. E disponibiliza, para quem tiver interesse, o período integral modular bilíngue.

Há também o Colégio Mackenzie, que além de oferecer desde a educação infantil até o ensino médio, também oferece aos alunos a opção de uma imersão em inglês.

Inaugurada em 1980, a Escola Carlitos é outra opção no bairro. Ela se baseia em princípios humanistas, ou seja, busca oferecer valores humanitários e justos aos seus alunos, como liberdade, igualdade, respeito, solidariedade, responsabilidade. O ensino vai desde a educação infantil até o fundamental II.

Por fim, para quem busca educação bilíngue para os filhos, a Red House International School é uma ótima escolha. Focada na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, por meio de uma metodologia internacional bilíngue, a Red House tem como missão oferecer uma educação internacional desde a primeira infância, ensinando as crianças a agir e a transformar o mundo de maneira positiva, criativa, ética e humana.

11. Faculdades

Para quem mora e quer estudar em Higienópolis, tudo bem – afinal, há ótimas opções no bairro.

Uma delas é o Mackenzie, que oferece desde cursos regulares de graduação, até mestrados e doutorados, como também cursos de especialização e extensão.

Já a FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado) oferece cursos de graduação, pós/MBA, extensão e cursos livres.

Isso sem falar na Santa Casa, que fica grudadinha em Higienópolis, uma escola excelente para quem quer seguir a carreira em medicina ou se especializar na área.

12. Academias

Para quem quer manter a forma, não faltam opções em Higienópolis.

Uma delas é a tradicional Competition, localizada na Rua Dr. Albuquerque Lins. Para quem prefere malhar e já aproveitar para ir às compras, há uma Bio Ritmo no Shopping Higienópolis. Por fim, para quem gosta de uma academia mais casual, a opção é a SmartFit, que também fica localizada na R. Dr. Albuquerque Lins.

13. Hospitais

Em termos de hospitais, o bairro de Higienópolis está muito bem servido.

Um grande destaque é Hospital Samaritano, que foi inaugurado no aniversário da cidade de São Paulo, 25 de janeiro, do ano de 1894. Ou seja: ele é referência em medicina há mais de 125 anos!

O Samaritano Higienópolis oferece atendimento nas áreas de Cardiologia, Gastroenterologia, Neurologia, Ortopedia, Trauma, Oncologia, Urologia, Ginecologia e Perinatologia, e Transplantes, ainda possui serviço de Emergência Especializada 24 horas em Ortopedia, Cardiologia, Neurologia e Trauma.

Outra referência no bairro é o Hospital Infantil Sabará. Ele é especializado em crianças, então tudo é feito pensando nelas e em seu bem-estar, inclusive todas as instalações são feitas para crianças e os equipamentos são calibrados para elas.

Por fim, há ainda a Santa Casa de Misericórdia, que fica bem na divisa com Higienópolis.

Gostou dos motivos para se apaixonar por este bairro Unique? Caso queira conhecer os nossos imóveis à venda em Higienópolis, clique aqui.