Hoje trouxemos a Andrea Gilad, fundadora da 100% Organizer e super parceira Casa Unique, para nos presentear com dicas de organização e seus benefícios. A organização tem o poder de não só facilitar o nosso dia a dia, mas também mudar o nosso humor e forma de viver, tudo fica mais claro e leve. Abaixo, você encontrará palavras enriquecedoras de uma grande conhecedora deste ramo, leia e surpreenda-se!

Dicas de organização e seus benefícios com Andrea Gilad

Andrea Gilad

Você tem dúvidas de como começar a organizar sua casa? Por qual ambiente começar? De que maneira? Com que frequência?

Quando ouvimos a palavra organização, ela nos remete diretamente à ORDEM e parece tudo muito rígido, chato e engessado, não? Mas a organização residencial, aquele carinho que fazemos em casa (nosso refúgio), não é e não deve ser associada à rigidez. Muito pelo contrário, ela gera uma sensação de leveza no nosso dia a dia.

Você sabe quais são os benefícios que a organização proporciona? Eu costumo chamá-los de “as 7 maravilhas da organização”: Tempo, espaço, controle de gastos, qualidade de vida, bem-estar, visibilidade e harmonia visual.

Não ficou com vontade de organizar, não amenizou muito? Então, para iniciar este processo, só é necessário QUERER e apertar o botão de INICIAR em nossa mente. Você não precisa fazer sozinho/a, se não tem tempo ou se não domina o assunto com toda a metodologia que os profissionais de organização possuem e que, com certeza, poderá lhe ajudar. Mas estou certa de que, ao final de um ambiente organizado, você nunca mais vai querer outra coisa, senão mantê-lo assim sempre, dentro do que funciona e encaixa na sua rotina diária.

Vamos, então, às 6 dicas de organização:

Dica 1:

Primordialmente, comece pelo ambiente de que mais gosta, assim a chance de desistência diminui, seja o seu quarto, cozinha, living ou banheiro. Olhe para tudo o que tem neste ambiente e pense se precisa de tudo o que esta lá. Coloque três caixas para lhe auxiliar (1 de jogar fora realmente, 1 para doação e 1 para o que estiver em dúvida se vai ou se fica mais um pouquinho).

Então, coloque à altura do olhar o que você usa sempre e, para cima ou para baixo, os objetos não tão essenciais – o que não vemos não usamos. Pilhas que escondem outras pilhas não adiantam, mesmo que haja aquela profundidade grande. Isto pode acabar nos atrapalhando em toda a organização.

Dica 2:

Nesse sentido, separe os itens por familiaridade. Isso ajuda muito a localizar tudo com mais facilidade e rapidez. Além disso, você deve etiquetar e separar por cores, que direcionam o nosso olhar rapidamente. Espaços vazios entre cabides, pilhas e prateleiras… Isso não significa que você precisa correr ao shopping para preenchê-los, mas, sim, que tem ar circulando e isso é maravilhoso. Energia boa e saudável, acredite. Assim como nossa pele, nossos itens precisam respirar também. Interessante, né?

Para manter a organização, temos algumas regrinhas que, com o tempo, viram hábito. Se comprar algo novo, outro mais antigo deverá sair cedendo o lugar – nada de apertar daqui e espremer dali. Senão a bagunça se instala e tudo o que você organizou vai por água abaixo.

Dica 3:

Eventualmente, se tirar algo do lugar, use e depois devolva, para que todos possam encontrar facilmente no mesmo lugar. Não procrastine. Isso vai facilitar não só a sua vida, mas a de toda a família também.

Dica 4:

Em quarto lugar lugar, termine um ambiente antes de iniciar outro. Ir deixando “pendências“ fará com que você desista facilmente. De fato, essa dica é importantíssima!

Dica 5:

Transparências ajudam muito na visibilidade. Existem milhões de materiais organizadores no mercado, mas não se empolgue pela beleza antes de medir e ter certeza de que ele solucionará o seu problema. Senão, será só mais um trambolho ocupando espaço desnecessariamente.

Dica 6:

Não pense que “descartar” significa jogar necessariamente no lixo. Afinal, não somos coisas, mas as coisas nos ajudam a memorizar momentos especiais. Além disso, se não lhe cabe mais, que tal deixar este objeto contar uma nova história memorável para outra pessoa? Certamente, existem muitas pessoas por ai precisando!

Apresentação

Meu nome é Andrea Gilad, formada em desenho de moda e atualmente profissional de organização, proprietária da empresa 100%organizer Ltda há sete anos, com muito amor em transformar a vida das pessoas através da organização. Aproveite e inspire-se nas dicas. quando nós organizamos nossas gavetas de casa, organizamos a nossas gavetas internas também.

Espero que você tenha gostado das dicas de organização e seus benefícios! Caso tenha interesse no meu trabalho, aqui está o meu Instagram!

Com muito amor,

Andrea Gilad

Deixe um Comentário