Conheça história, ruas, avenidas, imóveis, gastronomia, comércio, serviços e lazer do bairro Itaim Bibi em São Paulo

O bairro Itaim Bibi, em São Paulo, é uma região da cidade que está cada vez mais valorizada e em constante transformação. O que está mudando, principalmente, é o perfil dos seus moradores, do comércio, dos serviços e, acima de tudo, dos imóveis dessa área da cidade.

Nas últimas décadas, a Avenida Faria Lima, principal via da região, tornou-se o centro financeiro de São Paulo. Escritórios dos principais bancos e grandes empresas instalaram-se na região. Consequentemente, o comércio, os serviços e os imóveis se sofisticaram. Atualmente, o bairro reúne alguns dos melhores shoppings, lojas, restaurantes, bares, cafeterias, escolas, clubes, teatros e imóveis da cidade.

Por conta da melhoria do bairro, o Itaim Bibi começou a atrair uma nova população. O perfil dos moradores passou a ser majoritariamente formado por executivos que gostam de aproximar trabalho, lazer e tudo que importa na rotina. Assim, economizam tempo e têm mais qualidade de vida.

Em seu início, o bairro era ocupado por imigrantes e pequenos produtores. Foi somente a partir da década de 70, com a canalização dos córregos e a abertura de grandes avenidas, como a Juscelino Kubitschek e a Faria Lima, que ele começou a ganhar a cara que tem hoje: cosmopolita, sofisticado e altamente verticalizado.

Agora que você já sabe mais sobre a história do bairro Itaim Bibi, em São Paulo, chegou a hora de conhecer as principais opções de lazer, comércio e serviços da região.

Quer saber mais sobre o bairro Itaim Bibi?
Tenha um e-book completo com todas as informações sobre o bairro Itaim Bibi em São Paulo!

Restaurantes e bares no bairro Itaim Bibi

O bairro Itaim Bibi, em São Paulo, é destino certo dos amantes da gastronomia. Há anos, a região reúne alguns dos restaurantes mais tradicionais da capital paulistana. E, recentemente, ganhou diversos endereços apetitosos, como por exemplo o Loup.

No Itaim, também fica um dos restaurantes italianos atualmente mais disputados da cidade: o Modern Mamma Osteria (Moma). Além disso, estão instalados no bairro alguns endereços comandados pelo badalado chef Rodolfo De Santis, como o Nino Cucina (que desde a inauguração vive lotado), o Salumeria (bar focado em embutidos) e o Da Marino (restaurante de culinária mediterrânea).

Para receber os executivos que trabalham na Avenida Faria Lima e nos demais escritórios do bairro, o Itaim Bibi abriga dezenas de bares. O bar Boa Praça, por exemplo, fica lotado especialmente em happy hour.

Cafeterias e docerias no Itaim Bibi

Passear à tarde pelas ruas do bairro Itaim Bibi, em São Paulo, é um bom programa. É um convite para tomar um café, comer um docinho ou se deliciar com um sorvete. Atualmente, o bairro oferece ótimas opções de comidinhas.

O passeio pode começar com uma xícara de café no UM Coffee Co., na Rua Iaiá, por exemplo. Para quem prefere um sorvete, uma das sorveterias mais famosas do bairro é a Davvero Gelato Tradizionale, na Rua Pais de Araújo. No bairro também fica uma charmosa patisserie, a Fleur de Sucre.

Shoppings, lojas e mercados no bairro Itaim Bibi

O bairro Itaim Bibi, em São Paulo, reúne algumas das principais lojas instaladas na cidade.  Também ficam na região alguns dos estabelecimentos mais inovadores da capital, como por exemplo o Zaitt.

O Zaitt é o primeiro mercado autônomo do Brasil. A loja, instalada na rua João Cachoeira, não conta com operadores de caixa. A unidade usa o sistema de pagamento conhecido como RFID (Radio Frequency Identification) para a identificação automática dos produtos.

Além de ter à disposição um forte comércio de rua, quem mora no Itaim Bibi conta acima de tudo com alguns principais shoppings da capital: o Iguatemi e o JK Iguatemi, por exemplo.

Instalado na Avenida Faria Lima, o shopping Iguatemi foi inaugurado em 1966. Apesar de ser um dos mais antigos shoppings do Brasil, ainda mantém o prestígio. Sobretudo, continua sendo um espaço muito disputado pelas marcas para instalação de uma loja.

Já o shopping JK Iguatemi é mais novo, mas faz muito sucesso. Inaugurado em 2012, o centro comercial se tornou um dos principais pontos do comércio de luxo da cidade, atraindo várias grifes internacionais. O local também abriga excelentes salas de cinema e o badalado Teatro Santander, hoje palco dos principais espetáculos musicais da cidade.

Lazer, parques e clubes no Itaim Bibi

Morar perto de parques e praças em São Paulo é um respiro na rotina agitada. Além de valorizarem os imóveis do seu entorno, com uma vista agradável e ruas arborizadas, parques proporcionam lazer e relaxamento.

No bairro Itaim Bibi, em São Paulo, foi inaugurado em 2008 o Parque do Povo. O parque, oficialmente batizado de Mário Pimenta Camargo, é ótimo para quem quer correr, andar de bicicleta, brincar com as crianças ou levar os pets para passearem.

Também fica no bairro do Itaim Bibi um dos espaços de lazer mais tradicionais da cidade: o Clube Pinheiros.

Foi fundado em 1899 pelo alemão Hans Nobiling com o nome original de Sport Club Germânia. Atualmente, o Clube Pinheiros é uma referência no esporte nacional e também um dos clubes mais queridos dos paulistanos.

Hoje, com uma área de 170 mil m², o Pinheiros é o maior clube poliesportivo da América Latina. Além disso, é um dos maiores campeões em diversas modalidades esportivas. O clube é responsável por 12 medalhas olímpicas brasileiras.

História, ruas e avenidas do bairro Itaim Bibi

A história do bairro Itaim Bibi começou em 1896. Na época, o general José Vieira Couto de Magalhães comprou uma fazenda de 120 alqueires na região que os índios chamavam de “Itahy”. Em tupi-guarani, a expressão significa “pedra pequena”.

Quando José faleceu, as terras foram arrematadas pelo seu irmão. Mas foi Leopoldo Couto de Magalhães Júnior, filho do novo proprietário, o responsável por lotear a região. Leopoldo, que hoje dá nome a uma das ruas do seu Itaim, tinha o apelido de “Bibi”. Consequentemente, a região ganhou essa alcunha.

Em seu início, o bairro era ocupado por imigrantes e pequenos produtores. A mudança começou somente a partir da década de 70. Sobretudo com a canalização dos córregos e a abertura de grandes avenidas, como a Juscelino Kubitschek, a transformação do bairro ganhou força.

Rapidamente, a Avenida Brigadeiro Faria Lima se tornou um dos principais símbolos de desenvolvimento do bairro. As obras que fizeram a avenida ganhar os contornos atuais foram concluídas na década de 1970. Nos anos 1990, muitas empresas começaram a migrar para a região. E ainda hoje a avenida reúne os escritórios das principais empresas instaladas em São Paulo.

Mas apesar do desenvolvimento de grandes avenidas e instalação de empresas no bairro, o Itaim Bibi conseguiu ter também um perfil residencial. Algumas ruas da região, como a rua Jesuíno Arruda, têm muitos prédios de alto padrão e atraem moradores interessados em desfrutar dos excelentes serviços do bairro e seu entorno, como as escolas Pueri Domus, Gracinha e Concept School.

Procura um apartamento totalmente reformado?
Conheça nossos apartamentos à venda, prontos para morar!