Você reconhece qual importante avenida de São Paulo está retratada nesta foto da década de 1950? É a 9 de julho, na altura do túnel que passa abaixo da Avenida Paulista!

ANTES

DEPOIS

A foto mostra que a paisagem da região era tomada por casarões e muitas árvores. Não havia sinais de prédios e muito menos daquele que viria a ser um dos maiores símbolos paulistanos: o Museu de Arte de São Paulo (MASP). Inaugurada na década de 1930 pelo prefeito Prestes Maia, a avenida 9 de julho foi batizada em homenagem à Revolução Constitucionalista de 1932. Desde sua construção, tornou-se uma das principais vias da cidade, por ligar o centro à zona sul.

A ligação rápida entre o centro e a zona sul era um velho sonho dos paulistanos. Antes do túnel só era possível fazer esse trajeto subindo o espigão da avenida Paulista, obstáculo natural que impedia o desenvolvimento da capital para os lados das chácaras do Itaim e de Santo Amaro. A construção da passagem subterrânea ofereceu uma alternativa mais rápida e mudou a paisagem da região, que foi perdendo seus vales e jardins para dar lugar aos grandes edifícios.

Leave a Reply